DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Atenção é com o consumo de água, que é maior em dias quentes e que pode afetar o abastecimento para algumas áreas da cidade

Vista aérea da cidade: região do Chácaras Silvânia (Foto: Nilo Felippin/DPOF)

O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) alerta a população quanto às altas temperaturas estimadas para essa sexta-feira, 20 de agosto de 2021, e para o fim de semana. De acordo com dados do Centro de Ensino e Pesquisa em Agricultura (CEPAGRI), hoje e os dois próximos dias terão o predomínio do sol e com temperatura máxima que pode ultrapassar os 31 graus no sábado (21) e no domingo (22). 

A chuva, no entanto, passa longe da cidade, o que desperta o alerta da autarquia municipal frente à estiagem que Valinhos tem enfrentado. "Com o calor o consumo de água pelos moradores aumenta. Consequentemente, a saída do recurso de nossas estações de tratamento e reservatórios é maior que a captação. A economia de água, assim, deve ser regra número 1 entre os moradores", disse.

De acordo com o presidente da autarquia municipal, Ivair Nunes Pereira, o Departamento de Operação, do DAEV, monitora a situação e identificou para o fim de semana a perspectiva de alto consumo de água, com base no acompanhamento dos últimos dias. "Somado ao aumento da temperatura e ao atual período de estiagem, o alto consumo de água pode gerar pontos de desabastecimento e de baixa pressão de fornecimento do recurso em alguns períodos do dia", explicou o titular do DAEV.

O Departamento de Operação do DAEV explicou que a soma de fatores, intensificada pelo alto consumo, afeta diretamente na recuperação dos reservatórios - que geralmente ocorre durante a madrugada - e, consequentemente, na pressão de distribuição do recurso aos imóveis no decorrer do dia. “Os moradores precisam priorizar o uso da água para o que realmente é importante. Não é o momento de lavar áreas externas ou veículos, tampouco esvaziar caixas de água ou piscinas. É hora de manter a torneira fechada e só abri-la quando realmente for necessário”, reforçou o diretor do departamento, Caio Ceccherini.  

Entre os bairros com perspectiva de possível situação de desabastecimento ou baixa pressão em alguns períodos do dia – conforme monitoramento do Departamento de Operação – estão o Nova Era I e II, Jardim São Pedro, Jardim Santa Eliza, Bom Retiro I e II, Ortizes, Pedra Verde, San Marino, Parque Portugal, Chácaras Silvana e Jardim Nova Palmares. 

Bandeira laranja

Vigente desde 5 de agosto, a bandeira laranja do Plano Municipal de Estiagem e Racionamento de Água indica que Valinhos está com a diminuição acentuada do nível ou vazão dos mananciais, com redução na captação normal, prevendo captações emergenciais e a possibilidade de comprometimento do abastecimento. A implantação de programa de racionamento está prevista dentro da bandeira vermelha.

Olhando para o futuro

A autarquia municipal tem trabalhado em diferentes frentes para – a médio e a longo prazo – minimizar os impactos de períodos de estiagem em Valinhos.

Entre as ações estão as que visam a redução de perdas, tal como a substituição de 4,5 mil hidrômetros de forma corretiva e preventiva, além da troca da rede pública de água (de cimento amianto e de ferro fundido) do Vila Santana e do Jardim Pinheiros. Enquanto a primeira está em andamento desde junho, a segunda está  na etapa da concorrência pública licitatória e será executada com recurso do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) e contrapartida do DAEV.

Nas áreas de reservação e captação há o desassoreamento previsto à barragem João Antunes dos Santos, com projeto já qualificado pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) para obtenção de verbas. A ação será executada em área de mais de 19 mil m² (total), compreendendo os quatro lagos existentes. A barragem é responsável por 9,3% da água distribuída na cidade.

Além destas ações o DAEV também trabalha para finalmente viabilizar a duplicação da adutora do Rio Atibaia, que é responsável por 50,6% da água distribuída atualmente em Valinhos. Há projeto em andamento para duplicá-la tanto no trecho por gravidade (urbano e rural) quanto na de recalque do trecho rural. "Estamos empenhados nessa ação com o objetivo de aumentar em 36% o sistema de adução da captação do Rio Atibaia. No abastecimento da cidade isso representará 58,32% dos recursos hídricos, ampliando a oferta de água para a população valinhense", falou a prefeita.

Somando às ações em andamento, também são realizadas as interligações à rede pública de água do reservatório do Santo Antônio e, no próximo dia 24, serão iniciados os trabalhos no Morada do Sol. "Os dois reservatórios têm capacidade de 600m³ e vão nos ajudar a aumentar a capacidade de armazenamento de água tratada, auxiliando na estabilidade do fornecimento e do controle de pressão na rede de distribuição dos bairros próximos", falou o titular da autarquia.

Compartilhe: