DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Valinhos está a um passo da bandeira vermelha do Plano Municipal de Estiagem e Racionamento de Água


Publicado às 9h35, atualizado às 11h57

O Departamento de Operação, do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV), compartilhou os dados atualizados na manhã deste domingo, 22 de agosto de 2021, referentes ao mapa de tendência do abastecimento para hoje. As informações compreendem a possibilidade ou a situação de desabastecimento resultante do baixo nível dos reservatórios e da pressão na rede de distribuição de água, seguindo o já anunciado pela autarquia municipal para esse fim de semana. 

Segundo a equipe os locais afetados são as partes mais altas do Parque Portugal, Jardim Nova Palmares e algumas áreas do Vale Verde. Para essas áreas os reservatórios da autarquia municipal são suportados com o auxílio de caminhões-pipa (inclusive durante a última madrugada). A partir das 11 horas o abastecimento para o Jardim União e Figueiras foi interrompido, visando pressurizar a parte alta do Jardim Nova Palmares.

No período de início da tarde - além dos bairros acima informados - há a possibilidade de novos pontos de desabastecimento de água nas regiões do Ortizes, Nova Era, Pedra Verde, Bom Retiro, Jardim Santa Eliza, Jardim São Pedro, Maison Blanche.

Baixa recuperação

O Departamento de Operação do DAEV está atento à situação e enfatiza que os níveis dos reservatórios, que geralmente aumentam no decorrer da madrugada, não têm se recuperado de forma suficiente para dar suporte ao sistema de distribuição.

A situação é ocasionada pelo alto consumo do recurso, pela população, somado aos fatores climáticos (falta de chuvas e temperaturas altas). Ainda segundo a equipe, a não recuperação do sistema afeta diretamente a pressão do recurso para os imóveis no decorrer do dia, sobretudo nos localizados nas partes mais altas da cidade.

Bem próxima da bandeira vermelha

O cenário hídrico municipal – a partir do mapeamento do Departamento de Operação da autarquia municipal e com a soma dos fatores climáticos e alto consumo – mostra-se preocupante e indica que a cidade está a um passo da bandeira vermelha, do Plano Municipal de Estiagem e de Racionamento de Água. "Com a diminuição acentuadíssima do nível e da vazão de água, Valinhos enfrenta um cenário hidrológico de estiagem severa, havendo a redução da captação normal e com necessidade de captações emergenciais. Diante ao quadro o município está agora a um passo da bandeira vermelha. É necessário, neste momento, a colaboração da população, para que não falte água para ninguém. Há que se ter o uso consciente do recurso, não utilizando água tratada para lavar quintais, veículos e calçadas”, disse a prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara.  

De acordo com o presidente da autarquia municipal, Ivair Nunes Pereira, a bandeira vermelha contempla a implantação do programa de racionamento. "Enfrentamos um cenário de estiagem severa, tal como todo o Sudeste do Brasil. Frente à soma de fatores de clima, falta de chuvas e alto consumo, Valinhos está sim caminhando ao sistema de rodízio de fornecimento de água aos bairros e novidades podem ser anunciadas nos próximos dias aos moradores”, disse o titular da autarquia. 

Compartilhe: