DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Supressão acontece entre às 10 horas da manhã e 4 horas da madrugada


Neste domingo, 29 de agosto de 2021, ficam sem o fornecimento de água – dentro da bandeira vermelha, do Plano Municipal de Estiagem e Racionamento de Água – o Centro e a Área 4, das 10 horas da manhã às 4 horas da madrugada. Fazem parte da Área 4 Country Clube, Parque Valinhos, Vale Verde, São Bento do Recreio, San Fernando e Condomínio San Pietro.

Quem desperdiçar água tratada será penalizado, com autos de infração que podem ser aplicados tanto pelos servidores do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) quanto pela Guarda Civil Municipal. Nos casos de desperdício de água são aplicadas multas no valor inicial de R$ 441,21, que é o valor atual do custo da ligação à rede pública de água de diâmetro de 50mm.

O cálculo da multa é agravado nas reincidências, sendo que a partir do momento que a situação de desperdício for identificada novamente, o seu valor será dobrado e assim sucessivamente.

Entre as formas de desperdício estão a utilização da água tratada para as finalidades de lavagem de áreas internas e externas de imóveis, inclusive de telhados; a drenagem de caixas de água e de piscina e a lavagem de veículos (excetuando-se os estabelecimentos com alvará à atividade). 

Nos casos de constatação de desperdício serão aplicadas as penalidades dentro do previsto na Lei nº 4.131/2007 e legislação correlata. Além da verificação ativa das equipes, denúncias também são acolhidas via Central de Atendimento do DAEV, por meio do telefone 0-8000-133-839.

Outras orientações

O Departamento de Operação, do DAEV, ainda informa que pode acontecer rara situação da água chegar ao imóvel com pequena alteração de cor. Isso deve-se ao procedimento resultante da despressurização do sistema de abastecimento, que contempla a manobra de setores da rede pública de água que não são movimentados com frequência, o que pode causar o arrasto de material da parede dos tubos. 

A autarquia municipal ainda ressalta que a água recebe adequado tratamento nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) I e II (Vila Embaré e Vila Sônia), atendendo às normas técnicas vigentes. A água distribuída também passa por análises constantes, tanto na saída das ETAs quanto nas pontas de rede, com o objetivo de acompanhamento de sua qualidade de forma constante. Em caso de dúvidas, o morador pode entrar em contato com a Central de Atendimento, por meio do telefone 0-8000-133-839, para mais orientações.

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