O uso correto da rede de esgoto é fundamental para evitar entupimentos, rompimentos e extravasamentos das tubulações. Um balanço do DAEV S.A. mostra que somente no primeiro semestre de 2024 as equipes de manutenção realizaram mais de 900 desobstruções no sistema de Valinhos.
O descarte irregular de resíduos sólidos em pias, ralos, vasos sanitários e caixas de gordura pode causar também o retorno dos efluentes para dentro das residências. Além disso, o trabalho realizado nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) fica comprometido. Sem o tratamento adequado, o esgoto polui os rios e o solo, causando diversas doenças e prejuízos ao meio ambiente.
Materiais como papéis, lenços, plásticos, tecidos, fraldas, restos de alimentos, cabelo, cotonetes, absorventes, fio dental e preservativos são encontrados com frequência nas redes do município. Por isso, a conscientização e o comprometimento da população para a mudança deste hábito são tão importantes.
Caixa de gordura
A gordura também contribui para o entupimento das redes coletoras. Depois de frio, o óleo de cozinha se solidifica e, com o tempo e o acúmulo de gordura, o espaço para a passagem do esgoto fica cada vez menor. Instalar uma caixa de gordura previne o problema, mas é preciso limpá-la a cada seis meses. Além disso, guardar o óleo usado em garrafas pet para posterior descarte em postos de coleta é uma solução.
Categorias
- Falta de água
- Você sabia?
- Matérias
- Obras
- ARES-PCJ
- O DAEV te explica
- Hidrometria
- Programa Racional do Uso da Água (Operação Estiagem)
- Canal Direto com o Presidente
- Educação ambiental e sanitária
- Ciclo de Palestras
- Concurso Público do DAEV
- Redução de perdas
- Parada programada do abastecimento
- Uso racional da água
