Como faço para tirar a 2ª via de uma conta de água?

Sempre que precisar, você pode tirar a 2ª via de sua conta pela internet.

Para acessar é muito fácil: basta acessar o nosso site e, no menu principal, clicar em "2ª de contas".

Assim que fizer isso abrirá uma tela na qual basta digitar o número da matrícula (que é o número da sua conta), depois clicar em "Não sou um robô" e, em seguida, clicar em "Confirmar".

Ao aparecerem os dados de sua conta de água, basta clicar em "Fatura" para selecionar e imprimir a conta de água do mês de referência desejado.

Se ficou com dúvidas de onde encontrar esse número de matrícula em sua fatura de água e esgoto, veja esse post explicativo.

Como pedir o refaturamento da minha conta de água?

Após a realização da inspeção da equipe técnica, o refaturamento da conta da água pode ser requerido pelo titular da conta direto no WhatsApp do DAEV.

Para tanto, basta enviar uma mensagem de texto ao número (19) 9-9796-6331. Neste canal os atendimentos são feitos segunda a sexta-feira das 8h30 às 16 horas. Ao atendimento é preciso informar: nome do titular da conta, CPF, endereço que consta na conta de água.

Também é preciso enviar a foto da conta a ser refaturada e de um documento de identificação com foto do titular, que pode ser do RG ou da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A documentação enviada ao WhatsApp do DAEV será analisada pelo atendimento, que procederá com as medidas necessárias ao identificado pela equipe de inspeção técnica. A resposta das providências e orientações serão enviadas pelo próprio contato que você fez via WhatsApp.

A minha conta está com erro de leitura, o que devo fazer?

Você precisa entrar em contato com o DAEV, por meio do atendimento via WhatsApp. Para tanto, basta enviar uma mensagem de texto ao número (19) 9-9796-6331. Neste canal os atendimentos são feitos segunda a sexta-feira das 8h30 às 16 horas.

Ao atendimento é preciso informar: nome do titular da conta, endereço que consta na conta de água. Também é preciso enviar a foto da conta que apresenta o possível erro de leitura e a foto da leitura do hidrômetro.

A partir do envio da documentação, a equipe procederá com a verificação e dará o atendimento conforme seja necessário. A resposta das providências e orientações serão enviadas pelo próprio contato que você fez via WhatsApp.

Como o DAEV calcula o meu consumo mensal para os serviços de água e/ou esgoto?

O consumo mensal corresponde à diferença entre a leitura atual e a leitura do mês anterior (ambas são apresentadas na fatura, logo abaixo do histórico de consumo).

Um exemplo: se a leitura atual é de 3318 e a anterior de 3294, o cálculo do seu consumo mensal será de 24m³, que é a diferença entre a leitura atual e a anterior.

Se ficou com dúvidas de onde encontrar esse número de matrícula em sua fatura de água e esgoto, veja esse post explicativo.

Como faço para saber se há vazamento de água em meu imóvel, antes de entrar em contato com o DAEV?

Para que possa identificar a possível existência de vazamento de água em seu imóvel, você pode fazer um teste antes de acionar o DAEV.

Fique sem utilizar água por um período aproximado de três horas e mantenha o registro do cavalete aberto. Depois, é só verificar o relógio do hidrômetro. Se ele estiver parado, não há existência de vazamento. Mas se ele estiver girando, possivelmente existe um vazamento interno.

Como posso saber se houve um erro de leitura em minha fatura?

Pegue sua conta DAEV e verifique a leitura registrada no hidrômetro (4 números pretos). Caso esteja menor que a leitura atual informada na fatura, houve erro. Se ficou com dúvidas de onde encontrar esse número de matrícula em sua fatura de água e esgoto, veja esse post explicativo.

Identificado o erro de leitura, você precisa entrar em contato com o DAEV, por meio do atendimento via WhatsApp. Para tanto, basta enviar uma mensagem de texto ao número (19) 9-9796-6331. Neste canal os atendimentos são feitos segunda a sexta-feira das 8h30 às 16 horas. Ao atendimento é preciso informar: nome do titular da conta, CPF, endereço que consta na conta de água. Também é preciso enviar a foto da conta que apresenta o possível erro e a foto da leitura do hidrômetro.

A partir do envio da documentação, a equipe procederá com a verificação e dará o atendimento conforme seja necessário. A resposta das providências e orientações serão enviadas pelo próprio contato que você fez via WhatsApp.

Paguei a mesma conta DAEV duas vezes, o que devo fazer?

Não se preocupe: o sistema identificará o pagamento automaticamente e o saldo pago em duplicidade será restituído em contas futuras. Não é preciso fazer a solicitação de restituição, ela será lançada automaticamente.

Minha conta de água está com o valor muito alto. O que devo fazer?

É importante que você, primeiramente, confirme a leitura registrada no hidrômetro. Caso a leitura esteja correta (igual ou maior a leitura faturada na conta), você pode fazer o teste de vazamento.

Se ficou com dúvidas de onde encontrar esse número de matrícula em sua fatura de água e esgoto, veja esse post explicativo.

Minha fatura pode ser revisada após identificar um vazamento interno?

Sim, desde que já tenha ocorrido o conserto do vazamento. Se ele já tiver sido efetuado, você deve solicitar a revisão no prazo de 6 (seis) meses após o vencimento da fatura original. É preciso apresentar ao DAEV o comprovante por nota fiscal ou recebido do período de vazamento.

Existe algum prazo para reclamar de uma fatura do DAEV?

O usuário tem até 6 (seis) meses para registrar a reclamação, a contar da data da fatura.

Como sei se minha água foi cortada?

Você deve entrar em contato por meio do número de telefone 08000-133839 para saber se houve a interrupção da ligação de água. O atendimento telefônico é 24 horas, sete dias por semana.

Minha conta de água está vencida. Em qual local devo realizar o pagamento?

O pagamento pode ser feito em qualquer agente credenciado, mesmo que a sua fatura esteja vencida. Os acréscimos legais serão lançados em suas contas futuras. Se ficou com dúvidas de onde encontrar esse número de matrícula em sua fatura de água e esgoto, veja esse post explicativo.

Em minha conta há a informação de que existem débitos. Estou sujeito ao corte do serviço?

Acesse segunda via no site para consultar débitos. Ou, com a conta em mãos, entre em contato no número de telefone 08000-133839 para verificar as pendências. O atendimento é 24 horas, sete dias por semana.

Se ficou com dúvidas de onde encontrar esse número de matrícula em sua fatura de água e esgoto, veja esse post explicativo.

Preciso alterar o nome da conta ou solicitar correção dos dados, o que eu devo fazer?

Em obediência ao período da fase vermelha do Plano São Paulo, do governo estadual, para enfrentamento da COVID-19; não está havendo atendimento presencial momentaneamente nos postos de atendimento do DAEV. Contudo, a autarquia está atendendo de forma on-line por meio de seu WhatsApp. Para tanto, você pode solicitar a atualização ou correção enviando uma mensagem de texto ao número (19) 9-9796-6331. Neste canal os atendimentos são feitos segunda a sexta-feira das 8h30 às 16 horas.

Ao atendimento é preciso informar: nome do titular da conta, CPF, endereço que consta na conta de água. Também é preciso enviar a foto da conta a ser corrigida e de um documento de identificação com foto do titular, que pode ser do RG ou da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Se compra, enviar a cópia da escritura ou do contrato de compra do imóvel com as assinaturas (firmas) reconhecidas em cartório. No caso de locação, enviar a cópia do contrato de locação com a data vigente e com as firmas reconhecidas em cartório.

A documentação enviada ao WhatsApp do DAEV será analisada pelo atendimento, que procederá com as medidas necessárias ao identificado pela equipe de inspeção técnica. Se forem necessários documentos complementares, serão requeridos pela equipe de atendimento DAEV.

A resposta das providências e orientações serão enviadas pelo próprio contato que você fez via WhatsApp. Assim que retomado o atendimento presencial, o pedido voltará a ser formalizado pelo interessado em um dos dois locais:

Paço Municipal (Prefeitura de Valinhos)
Endereço: Rua Antônio Carlos, 301, Centro, Valinhos, SP, CEP 13270-005
Telefone: (19) 3849-8146
Horário de atendimento: de segunda a sexta–feira, das 8h30 às 14h30 (sem atendimento presencial em obediência à fase vermelha do Plano São Paulo, do Governo do Estado, para enfrentamento da COVID-19).

Centro de Lazer do Trabalhador (CLT)
Endereço: Avenida Drº Altino Gouveia, 878, Jardim Pinheiros, SP, CEP 13274-350
Horário de atendimento: de segunda a sexta–feira, das 8h30 às 14h30 (sem atendimento presencial em obediência à fase vermelha do Plano São Paulo, do Governo do Estado, para enfrentamento da COVID-19).

Preciso solicitar uma ligação de água, o que eu preciso fazer?

Em obediência ao período da fase vermelha do Plano São Paulo, do governo estadual, para enfrentamento da COVID-19; não está havendo atendimento presencial momentaneamente nos postos de atendimento do DAEV. Contudo, a autarquia está atendendo de forma on-line por meio de seu WhatsApp. Para tanto, basta enviar uma mensagem de texto ao número (19) 9-9796-6331. Neste canal os atendimentos são feitos segunda a sexta-feira das 8h30 às 16 horas.

A ligação de água somente poderá ser requerida pelo proprietário do imóvel. Ao início do atendimento é preciso informar: nome do titular da conta, CPF e endereço que consta na conta de água. Também é preciso enviar a foto do espelho do IPTU do imóvel ao qual será requerida a ligação e de um documento de identificação com foto do titular, que pode ser do RG ou da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Se formalizada por terceiro, deve ser apresentada a procuração com a finalidade do pedido de ligação de água, com assinatura (firma) reconhecida em cartório, acompanhada das cópias de RG e CPF dos que assinaram.

Também é preciso ter o carnê de IPTU atualizado no nome do proprietário. Caso não esteja atualizado, será necessário fornecer a cópia da escritura ou do contrato de compra do imóvel, com as assinaturas do comprador e vendedor reconhecidas em cartório, juntamente às cópias do RG e CPF ou da CNH dos assinantes.

Se empresa ou indústria, enviar junto ao espelho do IPTU o documento digital do Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral e uma procuração simples. Ainda para solicitar a ligação de água há que ter a caixa padrão DAEV instalada no imóvel.

A partir do envio da documentação, a equipe procederá com a verificação e poderá pedir documentos complementares, de acordo com o solicitado pelo requerente. As orientações serão enviadas pelo próprio contato que feito via WhatsApp.

Assim que retomado o atendimento presencial, o pedido voltará a ser formalizado pelo interessado em um dos dois locais:

Paço Municipal (Prefeitura de Valinhos)
Endereço: Rua Antônio Carlos, 301, Centro, Valinhos, SP, CEP 13270-005
Telefone: (19) 3849-8146
Horário de atendimento: de segunda a sexta–feira, das 8h30 às 14h30 (sem atendimento presencial em obediência à fase vermelha do Plano São Paulo, do Governo do Estado, para enfrentamento da COVID-19).

Centro de Lazer do Trabalhador (CLT)
Endereço: Avenida Drº Altino Gouveia, 878, Jardim Pinheiros, SP, CEP 13274-350
Horário de atendimento: de segunda a sexta–feira, das 8h30 às 14h30 (sem atendimento presencial em obediência à fase vermelha do Plano São Paulo, do Governo do Estado, para enfrentamento da COVID-19).

Preciso solicitar uma ligação de esgoto, o que eu preciso fazer?

Em obediência ao período da fase vermelha do Plano São Paulo, do governo estadual, para enfrentamento da COVID-19; não está havendo atendimento presencial momentaneamente nos postos de atendimento do DAEV. Contudo, a autarquia está atendendo de forma on-line por meio de seu WhatsApp. Para tanto, basta enviar uma mensagem de texto ao número (19) 9-9796-6331. Neste canal os atendimentos são feitos segunda a sexta-feira das 8h30 às 16 horas.

Ao início do atendimento é preciso informar: nome do titular da conta, CPF e endereço que consta na conta de água. Também é preciso enviar a foto do espelho do IPTU do imóvel ao qual será requerida a ligação e de um documento de identificação com foto do titular, que pode ser do RG ou da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Se formalizada por terceiro, deve ser apresentada a procuração com a finalidade do pedido e com assinatura (firma) reconhecida em cartório, acompanhada das cópias de RG e CPF dos que assinaram. Se empresa ou indústria, enviar junto ao espelho do IPTU o documento digital do Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral e uma procuração simples.

São requisitos à solicitação de esgoto a existência de banheiro químico, para início de obra; e se a caixa já estiver pronta, de cano de respiro de banheiro, vaso sanitário assentado e de caixa de gordura.

A partir do envio da documentação, a equipe procederá com a verificação e poderá pedir documentos complementares, de acordo com o solicitado pelo requerente. As orientações serão enviadas pelo próprio contato que feito via WhatsApp.

Assim que retomado o atendimento presencial, o pedido voltará a ser formalizado pelo interessado em um dos dois locais:

Paço Municipal (Prefeitura de Valinhos)
Endereço: Rua Antônio Carlos, 301, Centro, Valinhos, SP, CEP 13270-005
Telefone: (19) 3849-8146
Horário de atendimento: de segunda a sexta–feira, das 8h30 às 14h30 (sem atendimento presencial em obediência à fase vermelha do Plano São Paulo, do Governo do Estado, para enfrentamento da COVID-19).

Centro de Lazer do Trabalhador (CLT)
Endereço: Avenida Drº Altino Gouveia, 878, Jardim Pinheiros, SP, CEP 13274-350
Horário de atendimento: de segunda a sexta–feira, das 8h30 às 14h30 (sem atendimento presencial em obediência à fase vermelha do Plano São Paulo, do Governo do Estado, para enfrentamento da COVID-19).


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