O Esgoto

O esgoto é a água que foi usada pela comunidade em diversas atividades como lavagem de pratos na cozinha, banho, a descarga no vaso sanitário etc.


Composição do esgoto

O esgoto doméstico é composto basicamente por 99.9% de água e 0.1% de sólidos (partículas orgânicas, inorgânicas, suspensas e dissolvidas, além de microrganismos). O tratamento de esgotos, portanto, se resume na remoção desta fração sólida com a máxima eficiência possível.


Tratamento de Esgoto

Assim como há preocupação no sentido de tornar pura a água captada em rios, fontes ou poços, antes de servi-la à população, também há preocupação quanto ao destino dos esgotos sanitários, sabendo-se que o despejo “IN-NATURA”, nos rios tem consequências danosas à saúde das populações, ocorrendo não raras vezes uma relação entre manifestações de doenças de transmissão hídrica e a existência de focos de contaminação. Tal situação, porém, pode ser corrigida com o tratamento de esgotos sanitários, estabelecendo o controle da poluição dos rios, preservando a flora e a fauna.

Por que é importante tratar o esgoto?


Decompor a matéria orgânica para evitar gases mal cheirosos;
Evitar doenças;
Evitar o crescimento desordenado das plantas aquáticas ( algas);
Aparência ruim;
Morte do corpo d'água;
Danos ao sistema de Tratamento de Água;
Corpo d`água inadequado para recreação e irrigação;


Como se trata o esgoto

O esgoto produzido pelas residências, comércio e indústria, depois de coletados em redes distribuidoras pela cidade, deve antes de ser lançado aos rios, ser enviado a Estação de Tratamento de Esgoto –ETE, para que a qualidade daquela água seja alterada, obviamente para melhor, de tal forma que possa posteriormente ser lançada em um corpo d´água sem comprometer a sua qualidade.


Saiba sobre o tratamento do esgoto em Valinhos


Vote

O Esgoto

0

Classificação 5 / 2 votos

Deixe seu voto para nós

Dados de contato

Avenida Orozimbo Maia, 1.054 - Valinhos

0800-133839 / (19) 2122-4444

imprensa@daev.org.br

Curta nossa página



©Daev - Copyrights

Todos os direitos reservados ©2017