O ciclo da água

Graças ao calor do Sol, as águas dos oceanos, rios e lagos, entre outras superficiais, evaporam e vão fazer parte da atmosfera. Quando a água atmosférica se condensa, ocorre o fenômeno da precipitação, e temos a sua volta para a superfície da Terra na forma líquida (chuvas) ou sólida (neve e granizo). Uma parte dessa água fica na superfície por um bom tempo (lagos) ou logo corre para os oceanos (rios), ou ainda penetra no solo, por percolação, até atingir os lençóis subterrâneos.


Os vegetais

Os vegetais, através de suas raízes, absorvem a água do solo, levando-a para os diversos órgãos e principalmente as folhas, onde ocorre a transpiração (saída de água no estado gasoso) e a gutação (saída de água no estado líquido).

Os animais

Os animais obtêm a água diretamente do meio, bebendo-a, ou, de forma indireta, comendo um vegetal ou outro animal. A eliminação da água ocorre por transpiração, excreção e respiração.

Outra forma de a água voltar para o meio ambiente, a partir dos seres vivos, é por decomposição, promovida por fungos e bactérias.


Vote

O Ciclo da água

0

Classificação 5 / 2 votos

Deixe seu voto para nós

Dados de contato

Avenida Orozimbo Maia, 1.054 - Valinhos

0800-133839 / (19) 2122-4444

imprensa@daev.org.br

Curta nossa página



©Daev - Copyrights

Todos os direitos reservados ©2017