DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Situação foi ocasionada por descarte irregular de materiais não compatíveis com a estrutura


O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) esteve na manhã deste sábado, 29 de outubro, na Rua Itajaí, no bairro São Bento do Recreio, para realização a desobstrução da rede coletora de esgotos. A situação foi identificada após a chuva da tarde de ontem (28) e ocasionou no extravasamento de um poço de inspeção, próximo ao cruzamento com a Rua Cinco.

A equipe do DAEV procedeu com a desobstrução com a realização de hidrojateamento. A obstrução deu-se, principalmente, pelo mau uso da rede coletora, a partir do descarte irregular de materiais que não podem ser jogados neste tipo de estrutura (tais como roupas, lixo orgânico, garrafas, etc.).

Acompanhando os trabalhos, A Prefeitura de Valinhos, por meio da pasta de Serviços Públicos, também informou que a partir de segunda-feira (31) estará no bairro para efetuar a manutenção das ruas de terra e para fazer a desobstrução das bocas de lobo. Além disso, também serão realizados os serviços de tapa-buraco.

Vaso sanitário não é lixeira

As redes coletoras de esgotos são estreitas e, por isso, qualquer lixo que seja descartado no vaso sanitário, ralos ou nos poços de inspeção – como papel, aparelho de barbear, preservativo, absorvente, fio dental, roupas, entre outros – podem ocasionar na obstrução da tubulação, bloqueando o caminho dos dejetos e gerando extravasamentos. Por isso, o DAEV orienta os moradores para que o descarte de materiais que não sejam compatíveis com a rede coletora seja no local correto, tais como no lixo reciclável ou orgânico.

Compartilhe: