Água um composto inorgânico

A água (H2O) é um líquido formado por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Quando na atmosfera, pode reagir com determinados gases – como dióxido de enxofre (SO2), óxidos de nitrogênio (NO, NO2, N2O5) e dióxido de carbono (CO2) – ocasionando chuvas ácidas.

Apesar de não ser um elemento, mas um composto inorgânico, o ciclo biogeoquímico da água é, sem dúvida, o mais importante. Sem ela não existiria vida no nosso planeta.

É a única substância encontrada na natureza, em circunstâncias normais, nos três estados da matéria (sólido, líquido e gasoso). A coexistência destes três estados implica em transferências contínuas de água de um estado para outro; esta sequência fechada de fenômenos pelos quais a água passa do globo terrestre para a atmosfera é chamada de ciclo hidrológico.

A água da evapotranspiração (nome científico dado ao vapor de água obtido da transpiração e da evaporação) atinge um nível da atmosfera em que se condensa e se transforma em nuvens. Nas nuvens, o vapor de água condensa-se, formando gotículas, que permanecem em suspensão na atmosfera. Estas gotículas, em certas condições, se juntam em gotas maiores que se precipitam, ou seja, chove. A chuva pode seguir dois caminhos: pode infiltrar-se e formar um aquífero ou um lençol freático ou pode simplesmente escoar superficialmente até chegar a um rio, lago ou oceano, onde o ciclo continua.

A água está presente em todas as formas de vida conhecidas, em maior ou menor proporção. Em alguns animais, como as medusas, a porcentagem de água no corpo passa de 90%. Nos vegetais, dependendo do órgão analisado, a porcentagem também pode ser bem elevada.

No meio ambiente, a água pode ser encontrada nos três estados físicos da matéria:

sólido;
líquido;
gasoso.


A maior parte dessa água está, na forma líquida e salgada, nos oceanos, mares e alguns lagos salgados. A água doce está distribuída principalmente no estado sólido (cerca de 75%), nos pólos e nas geleiras. O restante está na forma líquida (menos de 25%), em rios, lagos, pântanos e lençóis subterrâneos; e ainda na forma gasosa, fazendo parte da atmosfera.


Entenda o ciclo da água


Vote

A água (H2O)

0

Classificação 5 / 1 votos

Deixe seu voto para nós